BackupRestaura.EXE
(Sistema para manutenção do Banco de Dados)
Ver também: PBackupRestore.Exe
Normalmente estes programas e arquivos são instalados na pasta Arquivos de programas/Auditor/Dados/BackupRestaura. Não necessariamente devem estar instalados nesta pasta. Mas, instalando-os na pasta Auditor/Dados/BackupRestaura facilitará à equipe de suporte técnico do AUDITOR, quando se fizer necessário qualquer apôio aos usuários do AUDITOR.
Verificando-se a ausência destes programas, parte destes ou, até mesmo, a necessidade de obter versões mais atualizadas, isso pode ser solucionado através do site do AUDITOR, na página: http://www.auditornet.com.br/Download.html, providenciando-se download do BackupRestaura.exe, seguindo instruções no próprio site.
Após o download, no explorer do windown, localize o programa BackupRestaura.exe, no subdiretório em que foi salvo e execute-o, com um duplo clique sobre o mesmo.
Este programa é um auto-extrator. Isto é, ao ser executado gera a instalação, no mesmo diretório onde estiver localizado, os seguintes programas e arquivos:
Manual de Configuração e Execução do BackUpRestaura
Esse manual foi dividido em 3 etapas:
Configuração do ambiente para BackUpRestaura
Copiar o arquivo BackUpRestaura_3.0.Rar para a pasta onde se encontra o banco de dados
Obs: Por padrão, o banco de dados - Auditor.Gdb - encontra-se em: "C:\Arquivos de programas\Auditor\Dados\". Entretanto, o caminho pode ser outro de acordo com a necessidade da empresa.
Extrair todo o conteúdo do arquivo compactado BackUpRestaura_3.0.Rar
Após a descompactação, copiar alguns arquivos do firebird para essa mesma pasta.
Selecione e copie os arquivos gbak.exe e gfix.exe localizados em C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_2_0\bin.OBS: o nome da pasta Firebird_2_0 pode variar de acordo com a versão instalada.
Cole os arquivos copiados na pasta C:\Arquivos de programas\Auditor\Dados.
Criar e configurar atalho para o arquivo BatAudBackup.bat
Click com botão direito do mouse sobre o arquivo BatAudBackup.bat e selecione opção Criar atalho.
Após criar o atalho, click com o botão direito do mouse sobre o atalho e selecione opção propriedades.
Incluir no final do campo Destino, o nome do banco de dados, usuário e senha do firebird.
Nesse caso AUDITOR SYSDBA masterkey
Conforme figura abaixo:Após inserir as informações, click em OK.
OBS: o atalho pode ser copiado para outro diretório ou área de trabalho para melhor acesso.
Executando o BackUpRestaura
Click duplo sobre o atalho "Atalho para BatAudBackup.bat", e aparecerá tela com lista de opções, conforme figura abaixo:
Selecione as opções de 1 a 5 para acompanhar cada andamento, ou opção 6 para executar todas as rotinas ou 9 para sair.
Execute essa rotina com freqüência, conforme agendamento pré-definido pelo administrador do CPD.
OBS: É indispensável o fechamento do Sistema AUDITOR em todos os computadores durante o processo de BackUpRestaura;
Após executar a opção [1] Renomear/Copiar, o banco de dados será renomeado incluindo a data em seu nome, e nesse caso, o sistema auditor não irá conseguir localizar o banco de dados até que sejam executadas todas as etapas do BackUpRestaura.
Ocorrências e considerações finais
Qualquer problema durante a execução do BackUpRestaura, restaurar o backup - AUDITOR.BAK - que foi criado pela rotina no processo [1] Renomear/Copiar.
Para isso basta renomear (trocar) a extenção do banco. AUDITOR.BAK para AUDITOR.GDB.
Quando apresentar mensagem: "O arquivo já está sendo usado por outro processo"
- Verifique se o auditor está fechado em todos os computadores;
- Se o auditor estiver fechado em todos os computadores, pode ser necessário reiniciar o windows, pois alguma parte do sistema não fechou internamente.
Quando apresentar mensagem: "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado"
- Verifique se o nome do banco de dados está correto;
- Verifique se o banco de dados está na pasta correta.
[2] Verificar
Quando apresentar mensagem: "Summary of validation errors"
Essa mensagem é exibida quando o Firebird encontra alguma inconsistência no banco de dados, isso ocorre por diversos motivos, exemplo:
- Queda de energia elétrica;
- Falha de gerenciamento do Windows;
- Falha de rede;
- Falha de memória, HD e outras pastes físicas do computador;
- Etc.
[3] Prepara Backup, mostra as mesmas ocorrências do processo [2] Verificar
[4 ] Criar Backup
No término do procedimento [4] Criar Backup deve aparecer a mensagem conforme destaque na figura acima, "gbak:closing file, committing, and finishing.", o tamanho em bytes pode variar de acordo com o banco de dados.
Caso não mostre a mensagem acima, restaure o backup conforme visto acima e entre em contato com o suporte para avaliação do banco de dados e não prossiga para o próximo procedimento.[5] Restaurar backup
ERROR:
O processo [5] Restaurar backup merece uma atenção especial, ficar atendo para as mensagens de ERROR que podem aparecer. Caso ocorra alguma mensagem de ERROR, restaure o backup conforme visto acima e entre em contato com o suporte para correção do erro, urgente.
Quando apresentar mensagem: "Gbak: finishing, closing, and going home"
A tela acima, mostra a restauração ocorrida com sucesso, nesse momento o Sistema AUDITOR estará liberado para execução.
Ver também: Erro no Banco de Dados, acusado pelo BackupRestaura