FUNÇÕES | MENU ROTINAS PROGRAMADAS - PRODUTOS | Cadastramento de inventário/Contagem de estoque |
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Instruções gerais
Antes de iniciar a contagem verificar se todas as Notas Fiscais de compras já foram devidamente cadastradas e se todos os documentos de baixa também foram processados. Recomenda-se a contagem após o encerramento do expediente. Entretando, dependendo de ramo de atividade da empresa e controles específicos, a contagem também pode ser efetuada durante o expediente, com muita atenção.
O inventário é um recurso para acertar o estoque, sem a emissão de documentos fiscais, ou iniciar o controle de estoque no Sistema Auditor. Na primeira situação o inventário só deve ser executado em situações excepcionais e com autorização da adminstração da empresa.
Ao salvar a quantidade inventariada, caso essa quantidade não corresponda com o estoque indicado no sistema, será gerado uma movimetação a fim de que o estoque fique de acordo com a quantidade inventariada. Exemplo:
Posição de estoque antes da contagem (antes do inventário)....:100
Quantidade inventariada........................................................: 10
O sistema registrará uma movimentação de saída ("Inventário"): 90
Posição de estoque após a contagem (após o inventário)..........: 10
Havendo a necessidade de documentar essa saída deve ser emitido Nota Fiscal com a mesma data do inventário a fim de que o Sistema não registre a movimentação novamente. Isto é, as Notas Fiscais de saida emitidas após o inventário, no mesmo dia, não movimentarão estoque, em virtude de já ter sido movimentado pelo "Inventário".
Quando se pretender apenas verifivar a situação do estoque, deve ser selecionada a opção de contagem, nesta mesma rotina.
Configure o sistema antes de iniciar o inventário:
- Ver item "Acumula as quantidades inventariadas no mesmo dia"em EST01CFG.html
- Configure o sistema para definir se no instante de cadastramento do inventário será considerada a necessidade de redigitar o produto.
- Exemplo 1:
- Na primeira contagem foi encontrado 50 unidades e na recontagem encontrou apenas 45, logo deve substituir 50 por 45, isso é possível configurando sistema para Não Acumular Quantidades
inventariadas no mesmo dia.
Configure "Acumula as quantidades inventariadas no mesmo dia" = Não.- Exemplo 2:
- Foram encontradas 50 unidades no depósito e 45 na loja, logo deve somar 50 com 45. Para isto configure o sistema para Acumular Quantidades inventariadas no mesmo dia.
Nesse exemplo, você poderá lançar uma única vez digitando 90 na quantidade ou lançar duas vezes, 50 e depois 45 , dessa forma o sistema somará os dois lançamentos.Relatórios:
Relação dos produtos a serem inventariados
- Método Manual:
- Normalmente é emitido relatório com a lista dos produtos, esses relatórios podem ser configurados de acordo com a preferencia da empresa, onde pode selecionar quais produtos serão listados de
acordo com as condições informadas.
Ex.: Relatório que subtotalize por Nível de agrupamento, organizado pela Descrição do produto, listando o Código interno, Código de Barras, Descrição, Embalagem e Quantidade contada, não vou imprimir o estoque atual do produto a fim de evitar vícios de contagem.
- Método com Coletor de dados:
- Deve-se exportar para o coletor os produtos de acordo com as necessidade da empresa. Podem ser exportados por seção, grupo, fornecedor e outros.
A exportação pode ser programada pelo próprio usuário, seguindo o layout disponibilizado pela empresa responsável do coletor.
Ver opção "Exportar para outros sistemas" em: EST01EXPMENU.html
- Divergências Inventariadas
- Termo de abertura/encerramento de inventário
- Produtos inventariados - Inventário
Zerando mercadorias não inventariadas:
- Essa rotina cadastra inventário com quantidade Zero para os produtos que não foram encontrados no estoque durante o inventário. Esta rotina somente deve ser executada com autorização da administração da empresa e se tiver certeza absoluta que todos os produtos foram inventáriados.
Considerações finais
- Falha no computador ou queda de Energia
- Se o Auditor for fechado no momento da digitação do inventário, seja por falta de energia ou falha do Windows, o Auditor grava no computador o histórico dos produtos que não foram salvos, possibilitando a recuperação desses assim que entrar na rotina de cadastramento de inventário, conforme figura abaixo.
Clicando em Sim, aparecerá a tela com os itens inventariados.
Clicando em Não, a rotina será aberta para um novo cadastramento dos produtos.
1º Passo - Configurações e Parâmetros
Selecione as opções informando qual o Tipo de inventário, Almoxarifado e Data da contagem do inventário, lembrando que a data do inventário deve ser a data em que o estoque foi contato efetivamente, não havendo necessidade de cadastrar o inventário no mesmo dia em que foi contado, desde que informe a data correta. Os campos referente a Limite da quantidade inventariada e Exibir mensagem para salvar produtos são opcionais, nesse caso vamos Avançar mantendo os valores padrão.
2º Passo - Advertência
3º Passo - Cadastramento ou Importação de dados
Método manual:
Digite o Código interno do produto ou a Referência ou Código de barras do produto e tecle Enter para que o Auditor localize o produto.
Após teclar enter, aparece ao lado as informações do produto, tais como: Preço, Nível de agrupamento, Estoque atual, Data e Quantidade do último inventário.
Informe a Localidade do produto (opcional) e a Quantidade. Estando com o cursor no campo.
Quantidade, pressione a tecla Enter para que o produto seja adicionado à lista dos produtos inventariados.
Se necessário excluir algum produto da lista, selecione-o e clique no botão Remove lançamento.
Após inserir todos os produtos, clique no botão Salvar para substituir o estoque dos produtos pelo estoque que foi inventariado.Método com Coletor de dados:
Ver também: Configurações (Acumula as quantidades inventariadas no mesmo dia: Sim/Não)